15.10.06

GLADIANDO!!!!!
Por incrivel que pareça, eu gosto de futebol. Não assisto o Globo Esporte, não assisto o Bola na Rede, odeio o Galvão Bueno(se bem que tem outros milhares que tb o odeiam), não tenho a minina noção de como funciona o Brasileirão, mas gosto de futebol. Na realidade o correto seria gostar de uma pelada ( várias peladas, minha nossa senhora!), correr pra lá e pra ca tentando fazer o objeto esférico passar por entre um retangulo de três lados(?????) marcando o famoso e tão aclamado gol. Isso é que é esporte!
Várias civilizações antigas apresentam indícios de origem do futebol. Temos primeiramente os chineses(parece que os chineses são os primeiros em tudo...) com um esporte chamado Tsu-Chu, em que era costume chutar os crânios de inimigos derrotados. Temos na antiga Grécia o Epyskiros, na qual a bola era feita de bexiga de boi e ela deveria ser arremessada para o fundo de cada campo. Os espartanos praticavam tal esporte. Tem também o Haspartum, que era um exercicio militar praticado pelos romanos, podendo a partida durar mais de duas horas!!! Lógico que a America não fica atras não. Os maias praticavam um certo jogo em que usando os pés e as mãos, uma bola deveria ser arremessada num circulo para marcar pontos(tem até um desenho que tem esse esporte, acho que é a Ultima Onda do Imperador...)e o capitão do time que perdesse seria sacrificado aos deuses.

Bem, depois de tais precedentes históricos, fica fácil entender porque as torcidas do Flamengo e do Vasco adoram se pegar e porque o Zidane deu a poderosa cabeçada naquele italiano lá (até me esqueci o nome do infeliz...). Assistir um jogo sem ver umas faltas e uns cartões vermelhos não tem la essas graças, pois além do mais, tradições tão antigas devem ser mantidas e honradas. Gladiadores com seus uniformes multicoloridos, prontos para fazerem de tudo pela posse absoluta do objeto mais almejado na luta: a bola. Sem falar nas modelos, atrizes e cantoras que os jogadores pegam na maior moleza, mesmo sendo os maiores trubufus que esse planeta pôde agraciar com a existência. E as velhas historias de torcidas (des)organizadas prontas pra um verdadeiro pega pau, nunca terminando em coisa boa e no pior das hipóteses, terminam em morte. Não é toa, não é a toa...
Mas eu ainda gosto de futebol. Mesmo que eu seja a maior desgraça com a bola nos pés e tenha um condicionamento físico razoávelmente péssimo, eu ainda gosto de futebol. Mesmo que as pessoas digam o quanto eu sou ruim e que eu nunca volte a chutar uma bola novamente, eu gosto de futebol. Além do mais essa doença, com certeza, todo brasileiro ja teve.


Desculpem o texto jogado. É que hoje baixou o Macunaíma...

-Ai, que preguiça!




Nenhum comentário:

Postar um comentário