20.4.07


Milagres Termodinâmicos...

MAs o que foi isso!
EStamos de volta!?

Isso é algo cosmico que esta acontecendo. Com todos, não so comigo ou com o mundo inteiro.
Ciclos.
IMportante observar certos ciclos.
Não garotas, não estou falando do ciclo menstrual. Falo do ciclo humano.
Antes de começar quero dizer que essa é minha opnião e digo que eu respeito a visão dos outros sobre o mundo. Mas antes de mais nada essa é minha visão do mundo e alias, do mundo que considero tão meu quanto meu coração que bate para bombear sangue pro meu corpo.

Acho que nós seres humanos somos seres ciclicos. Temos certos momentos em que nosso estado de espirito se renova a cada periodo. O problema é descobrir qual o criterio de medição desses periodos. Talvez se você concordar comigo você ja deva ate saber qual a frequencia do seu ciclo.
Digo que o ser humano tem essa relação de periodicidade porque no intriseco de cada humano, somos feitos de material ciclico e, porque não dizer, reciclaveis!
Voltaremos a cova que nos aguarda no fim da nossa grande aventura e, se não fosse o caixão que nos impedisse de nos deterioramos mais rapido, voltaramos ao grande ciclo dos vivos, mesmo depois de mortos. Mas não precisamos observar necessariamente para os seres viventes. Olhemos mais microscopicamente.
Os atomos são ciclicos. Ninguem ainda tem certeza de suas origens mas estes formam tudo o que podemos e o que não podemos ver. Para mim, as incertezas humanas começam no nivel atomico.
Principio da incerteza de Heisenberg. Heisenberg não era um cara que vivia incerto. O principio tem seu nome pois ele observou que nunca teriamos certeza sobre todas as informações do eletron em orbita. Se sabemos de sua velocidade, não saberemos sua posição e se sabemos sua posição, não saberemos sua velocidade. So podemos estipular estatisticamente certos padrões de comportamento e esperar que estas especulações sobre os mesmos possam dar certo. Por que se do que somos formados, tem um fator propabilistico de incerteza, por que não seria assim a vida humana? Se tentarmos imaginar todas os efeitos de nossas decisões feitas e de todas que não fizemos, teriamos uma infinidade de universos paralelos e talvez em alguns desses muitos universos, seriamos o que sonhamos quando eramos crianças, ou quando pensamos em agir diferente em certas ocasiões.
A vida é bela pela sua capacidade de renovar-se e retornar sempre ao mesmo ponto de um modo diferente.
Cada um de nós é uma pedra a ser lapidada, um predio a ser construido, cada um de nós é um dados de mil lados, verdadeiros milagres termodinamicos...

"Milagres termodinâmicos... eventos com probabilidades astronômicas de não ocorrer... tais como o oxigênio transformar-se em ouro. Em cada acasalamento humano, um milhão de espermatozóides procuram um óvulo. Multiplique essas probabilidades por incontáveis gerações... encontrando... gerando... esse exato filho... aquela exata filha... Sua mãe amou um homem que ela tinha todos os motivos para odiar. Dessa união, dos bilhões de crianças competindo para a fertilização, foi você, apenas você que emergiu. Destilar uma forma tão específica daquele caos de improbabilidades, é como transformar ar em ouro... isso é o máximo de inverossimilhança. O milagre termodinâmico."
Fala do Dr. Manhathan em Watchmen, de Alan Moore

"Quando penso na minha vida, vejo que sou fruto de um encontro muito improvável entre meus progenitores. Vejo que sou produto de um espermatozóide salvo entre cento e oitenta milhões que, não sei por sorte ou infortúnio, se introduziu no óvulo de minha mãe. Soube que fui vítima de manobras abortivas, que deram resultado com meu predecessor, mas ninguém saberá dizer porque escapei à arrastadeira (...) E cada vida é tecida dessa forma, sempre com um fio de acaso misturado com o fio da necessidade. Sendo assim, não são fórmulas matemáticas que vão dizer-nos o que é uma vida humana, não são aspectos exteriores sociológicos que a vão encerrar no seu determinismo."
Edgar Morin

O interior de um ser humano e possivelmente o comportamento de toda a sociedade, obedecia às regras do caos. (...)As mesmas equações que explicavam os fluxos caóticos de elétrons também diziam porque uma mulher chora. Só por esse motivo ele (Dr. Manhattan) volta a se interessar pelos mortais comuns.
Nota sobre Watchmen, de autor desconhecido

3 comentários:

  1. os atomos vieram do pinico, xicão!
    aff, nunca percebeu isso? caramba!

    ResponderExcluir
  2. [Segui o exemplo! De volta também.]

    Tudo é construção, descontrução e reconstrução!!
    E ora Xycaum, o ciclo menstrual também faz parte do ciclo humano! Pelo menos pra parte feminina [que fique aqui o registro do: ¬¬].

    ResponderExcluir
  3. Morin e acegueira do conhecimento...


    O ser humano vive extremamente fragmentado, ao tempo que todas essas máquinas nos conectam objetivamente com cabos e softwares, elas nos predem subjetivamente nos apartamentos, escritórios e casas, distantes de tudo e todos e sem nenhuma perpectiva posiviva de integração.

    Complemto do pensamento de Morin

    ResponderExcluir