12.2.08

Sobre a liberdade...religiosa?



VArias noticias ainda circulam sobre o ocorrido dos cartunistas satirizando Maomé. Não é so depois do onze de setembro que acontecem discriminações contra os mulçumanos, principalmente contra o Islã e falar de religiões é sempre algo complicado a ser feito.

Inicialmente despertou minha curiosidade sobre isso quando vi esta noticia sobre um tramite da justiça dinamarquesa sobre o jornal "Jyllands-Posten", no qual tinha dedicado 11 páginas somente com charges e cartoons satirizando o islamismo.

Na verdade, sobre o ponto de vista de um (não) cartoonista amador, são charges interessantes no que diz respeito ao ponto de vista da grande maioria ocidental sobre a realidade do oriente médio e ainda mais no que diz respeito ao terrismo.
No entanto, como ja foi dito, falar de religião não é facil e gera conflitos nas mais infimas discordancias. Exemplo esse que tal episodio ilustra.
E acotovelamentos desse tipo apenas servem como lenha para a ja grande fornalha de intolerancia religiosa.

Antes de falar sobre meu ponto de vista, é bom dar uma volta na historia, não muito distante, de guerras durante o periodo da guerra fria, onde os principais conflitos se espalham no oriente médio e Africa(se espalham, não se espalharam, pois existem conflitos ainda hoje existentes devido a corrida armamentista entre a antiga URSS e os EUA e o terrorismo é um dos filhos dessa guerra).
Apenas um exemplo: na guerra do golfo, os EUA apoiaram a Al Qaeda e forneceram treinamento nada mais nada menos do que para o proprio Osama bin Laden. O que aconteceu para em pouco mais de uma decada o mesmo se voltar contra os EUA está explicado claramente no fundamentalismo religioso.

O fundamentalismo , antes de mais nada , não é uma pratica existente apenas no Islamismo. Religioes como o cristianismo, em suas principais vertentes, tem tais praticas. Nos EUA por exemplo, mais de 50% da população acredita no criacionismo, no qual Deus criou o mundo em 7 dias, o paraiso, os animais e os seres humanos. Em alguns estados é proibido o ensino de darwinismo. Enfim isso é apenas UM exemplo.
O termo fundamentalismo é empregado refere-se pejorativamente a qualquer grupo religioso de infringentes de uma maioria, conhecido como religioso, ou refere-se a movimentos étnicos extremistas com motivações (ou inspirações) apenas nominalmente religiosas, conhecido como etnico. O Fundamentalista acredita em seus dogmas como verdade absoluta, indiscutível, sem abrir-se, portanto, à premissa do diálogo.



VOltando aos cartunistas, a critica feita mostra qual ponto de vista foi formado durante a "guerra ao terror" promovida por Baby Bush e os preconceitos ocasionados á falta de informação sobre o Islã.
Pequisando sobre o mesmo, descobri que os islamicos tambem acreditam em Jesus, assim como nos profetas anteriores a ele, sendo Jesus apenas mais um dos que estavam por vir e divulgar a palavra de Allah(que significa Deus em islão).
Então o que se pode tirar disso é que as duas maiores religiões do mundo tem origens em comum: o judaismo. Isso aponta para uma das principais disputas de territorio ainda hoje pendente que é o territorio de Israel. As duas possuem a terra prometida no mesmo local e provavelmente são pelos mesmo preceitos religiosos existentes em ambas.

Parem, parem! Estamos sem virgens!


O tramite do jornal está longe de ser uma resposta á altura da ofensa causada a muitos muçulmanos. Ocasionou em mais de 150 mortos por intolerancia fundamentalista. Alguns tiveram reações mais inteligentes e propuseram um festival de cartoons satirizando o Holocausto(o que seria uma ofensa aos judeus, mas que com certeza é menos ofensiva do que pegar um judeu e mata-lo por mera furia intolerante).

Eu levanto o questionamento: vale a pena viver a vida por outra duvidosa ou vale viver a vida por viver? E digo mais, Deus com certeza não olha para um povo tão burro.
Não me considero cristão, mas acredito que Jesus foi um homem sábio e que encontrou antes do que todo mundo o que os hippies encontraram na decada de 70: a vontade de pregar a paz e o amor incondicional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário