23.8.08

Rumo ao universo zineiro....

Como antes afirmado, o Pinico a partir de agora ruma ao seu objetivo primordial de utilização da internet como meio de divulgação de trabalhos (artisticos, literários, filosoficos, besteirólicos e etc) do individuo que vos fala. Mas antes de se utilizar de um termo específico, precisariamos definir o que é um zine. Ou melhor, um E-zine.

rimeiramente, definiremos o que é um zine. Uma publicação independente com fins apenas de divulgação de idéias ou produção artísticas seria uma definição muito restrita de um zine. Existe todo um contexto de movimentos em torno do universo do zine. Geralmente feitas em papel A4, os zines são produções alternativas independentes de forma fortalecer o cenário de contra-cultura. Colagens, desenhos, poesias, ensaios... todo tipo de material que possa estar vinculado ideológicamente ao tema de um zine se encaixa na publicação.

Os zines iniciaram como meios de comunicação de fans de ficção cientifica para fans de ficção cientifica, sendo que tal aspecto de publicações desse tipo caracterizam os fanzines (material feito por fãs para fãs). No entanto, os zines não visam atingir um público específico, apenas atingir o leitor com o material apresentado no seu formato.

Aqui vamos além do formato original dos zines, que se utilizavam de folhas A4 e mimeografos e xerox como forma de produção em maior escala do zine. Aqui nos utilizaremos da internet para divulgação do material produzido, pegando a onda da livre troca de dados pela rede WWW.

Irei ao longo dos proximos posts publicar possiveis materias para o e-zine que está a se formar e pedir trabalhos a serem enviados pelos leitores do mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário