16.8.09

Big brother vs. Big Brother

Na cidade de Charlottesville, estado de Virginia, nos EUA, uma blogueira foi presa por acompanhar ações policiais da mesma maneira como fazem as operações investigativas dos departamentos de policia: seguindo e fornecendo informações relativas a agentes. Fotos de oficiais, placas de carro, encontros e atividades pessoais, enfim, o cotidiano de alguns policiais são fornecidos no blog "I HeArTE Jade".
A prisão da blogueira foi devido ao fato da interpretação de violar a privacidade de oficiais da Força Tarefa da Equipe da Área de Drogas Jefferson (no inglês, JADE task force), de acordo com este paragrafo da legislação do estado...

§ 18.2-186.4. Use of a person’s identity with the intent to coerce, intimidate, or harass; penalty.
It shall be unlawful for any person, with the intent to coerce, intimidate, or harass another person, to publish the person’s name or photograph along with identifying information as defined in clauses (iii) through (ix), or clause (xii) of subsection C of § 18.2-186.3, including identification of the person’s primary residence address. Any person who violates this section is guilty of a Class 1 misdemeanor.
Any person who violates this section knowing or having reason to know that person is a law-enforcement officer, as defined in § 9.1-101, is guilty of a Class 6 felony. The sentence shall include a mandatory minimum term of confinement of six months.


...que afirma que o uso da identidade de uma pessoa com o intuito de coagir, intimidar ou assediar
pode ocasionar penas legais. No entanto, a própria blogueira afirma que as informações no blog são de puro interesse na força tarefa e nunca usou de fato as informações para assédio ou intimidação. Outro fato interessante é que no inicio do blog, há afirmação de que ela usa apenas dados publicamente disponiveis. Em um determinado post ela ainda afirma:

"O texto acima apenas confirma o que venho afirmando repetidamente: disponibilizar informações da policia na internet não é crime...o que faz a diferença na interpretação é a motivação."


Acredito que as informações disponibilizadas pela blogueira podem de fato atrapalhar as ações da força tarefa, sem mecionar o risco aos profissionais da policia. No entanto, no momento em que tais praticas foram usadas contra eles mesmos, sentiram-se prejudicados. É a velha historia de que se não tem nada a esconder, não tem nada a temer e agora prendem uma simples blogueira por temer. Ou então tem coisa escondida por ai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário