25.4.10

Qt4 no II SACIC e FLISOL-THE

A segunda Semana Acadêmica de Ciencia da Computação(II SACIC), acontecerá de maneira conjunta com o Festival LatinoAmericano de Instalação de Software Livre 2010 - Teresina (FLISOL-THE). Os eventos estão prometendo uma série de trabalhos interessantes no sentido de movimentar a comunidade de TI do estado. Palestras e minicursos de alto-nivel estarão acontecendo de maneira paralela a modo de atender interesses diversos, desde a área acadêmica à profissional.






Nesse contexto todo, estou muito feliz por ter a oportunidade de ministrar um mini-curso de Qt4. Desde que fiz metade do mini-curso no Software Freedom Day 2009 com o Sandro Andrade (metade, porque ainda estava em um longo processo de cura de um problema de saude U_U), me apaixonei pela toolkit da antiga Trolltech (agora da Nokia). Depois desse primeiro contato, tive um aumento espetacular na minha produtividade no meu trabalho. Estive procurando toolkits adequadas para desktop mas nenhuma conseguiu atingir de imediato os objetivos que o Qt acabou suprindo. Ta certo que foi o binding Java (Qt-Jambi), mas mesmo assim conseguiu atender muitas das questões por trás da arquitetura do software que eu estava produzindo.

Me propus a ministrar esse mini-curso no SACIC exatamente por me sentir um pouco mais preparado e experiente no uso do Qt. Não sou nenhum expert (ainda :) mas estou muito empolgado com a abordagem que darei no decorrer da apresentação. Resolvi tentar uma uma visualização mais genérica, falando primeiramente das caracteristicas básicas da arquitetura e fazendo laboratórios em C++, sendo que depois disso, iremos fazer uma implementação de editor de texto simples .

Na primeira parte to me baseando nos slides do Sandro e do Tomaz que estão disponiveis no Live Blue (baseando não que ta igualzinho o_0). O material de introdução é muito bom e acho que não conseguiria apresentar uma melhor abordagem inicial. Bem didática e com explicações detalhadas, na minha opinião este é o melhor material pra quem quer começar com Qt4 e KDE4. No entanto, fiquei limitado até a parte de MainWindows. Não queria ficar fora do foco falando das implementações de Banco de Dados, Networking ou Etc, do Qt, pois minha intenção é focar a galera na questão de criação de GUIs mesmo.

Ja na segunda parte irei falar dos bindings do Qt para outras linguagens, me focando especificamente em Python e Java (tá, um pouco de Ruby tb...¬¬). Já cheguei a mexer no binding pra haskell, mas já não tô essas curryficações toda da linguagem, dai achei melhor me focar mais nessas três linguagens. Vou praticamente usar os metadados gerados pelo Qt-Designer e explicar as pequenas diferenças para cada uma das outras linguagens. Acho que isso vai deixar muita gente emocionada na questão de simplicidade arquitetural do Qt (poxa vida, até eu me emocionei...T_T).

Quanto ao FLISOL...acho que vai dar uma galera boa. Consegui fazer um bom boca a boca sem falar nos cartazes espalhados por ai. (em preto e branco, mas foi feito). To com umas idéias meio conspiratórias pra esse dia (28/04). Se a Aracele conseguir tocar a galera no intuito de colaboração de projetos de SL, e principalmente com o KDE, acho que o dia vai acabar terminando com umas geladas. lol






Acompanhem os relatos do evento, que vai ser bacana. Se tudo der certo vou tentar fazer um streamer, daih é so acompanhar via identi.ca ou video, que ta no blog (barra lateral direita).

Até lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário