9.7.10

Alternando as fontes de midias, parte 1: a blogosfera musical brasileira.

Sempre estou procurando material novo de musica. Eu gosto de ouvir ao menos duas ou três vezes ao dia uma mesma musica, de diferentes estilos, discos de autores desconhecidos, clássicos do rock, musica brasileira alternativa ou até mesmo, dependendo, musica de "mercado". O ponto fica onde ir atrás de material. Vez por outra eu ouso escutar radio (não as radios de internet, as famosas estações AM/FM) e vejo o quanto é degradado o que se toca nelas. Tem gente que gosta de ouvir o atual estilo predominante de forró, mesmo sendo uma musica apenas de dança, com letras degradas, mal formuladas ou plágios de si mesma. Como dizemos por aqui, fica "truando" nas ondas.

Então como saber se algo novo lhe agrada, se tudo que lhe chega é algo ja batido e massificado? Os contatos dos artistas com as redes de comunicação raramente se da por mérito qualitativo. Sempre é alguma indicação ou mesmo publicidade direta, acarretando em uma absorção auditiva por insistência. O ouvido não é como os olhos em que a gente pode simplesmente fechá-los para algo desagradável. Dai o nosso ouvido acaba sendo pinico mesmo. Nesse contexto, a internet é o santo Graal dos apreciadores da boa musica.

Creio que já vai fazer cerca de 8 anos em que todo acervo musical que aprecio provêm da internet. O fato de você apreciar um certo estilo e poder se manter conectado ao que há de novo nele é o que traz de tão positivo nesse contexto de redes. Serviços como o Last.fm, Magnitude, dentre outros, se fixaram e provaram ser uma boa fonte de quem tem um gosto aquém do que se diz popular. Muitos artistas, grupos, bandas e projetos conheci fuçando na web. Desde os meus tempos de metal (ou metais, pro tanto de variações que tem) até hoje a internet veio modificar o modo de encontrar algo que tem um foco, uma direção a ser seguida. Ao abordar esse quesito, a blogosfera brasileira se mostra extremamente articulada.

O Brasil é um país onde a musica agrega um forte senso de identidade e a blogosfera brazuca mostra essas caras da maneira que elas são. Encontrar materiais da psicodelia nordestina, reggae maranhense, pop gaucho ou materiais antigos deixou de ser um desafio pra quem mora em locais remotos aos centros desses estilos. Um caso é o 360Grauss, em que o foco em materiais de jazz, blues e rock classico, me levou a conhecer o cenário blues brasileiro, que eu não conhecia até alguns anos atrás. Um outro exemplo é o Eu Ovo, que sempre traz cds e discos juntamente com uma resenha, sendo que não são materiais batidos ou de facil acesso. Um post recente, por exemplo, em clima de copa, trouxe materiais de musica sul-africana. Não me lembro de um programa televisivo abordar tamanha preciosidade.

E o mais interessante é ver o quanto eles são articulados. Em vários destes blogs pode-se conhecer outros que abordam estilos completamente diferentes ou que buscam um publico externo ( exemplo do Loronix, em que boa parte dos visitantes são do exterior). Ou seja, foi criada uma rede forte de pessoas que fazem a diversidade da musica brasileira aparecer. Alguns vão além e acabam por participar de outras redes, no caso do Brazilian Nuggets que tem um programa na radio Web Underground, todo domingo às 22h.


Um comentário:

  1. O http://www.jamendo.com também é uma fonte boa... o mais interessante é que as músicas são disponibilizadas sob licença Creative Commons.

    ResponderExcluir