29.10.07

ROMEU E JULIETA - William Shakespeare


Não sei quanto a peça, mas detestei ler o livro Romeu & Julieta. Um amor extremamente louco e estúpido, é assim que eu defino as tolices de Romeu. Este personagem ao meu ver parece mais um homem louco por prazeres efêmeros, pois no proprio inicio da peça, Romeu estava morrendo de amores por Rosalina, uma moça que entrou para o convento e fez voto de castidade. No entanto, em menos de um dia, Romeu se apaixona por Julieta, que aliás, se não fosse a travessura de Mercúcio e Benvólio, Romeu talvez nunca se apaixonasse por Julieta. Talvez por outra moça que trouxesse menos problemas para ele. Nesta parte, por exemplo:

BENVÓLIO — Então jurou que sempre há de ser casta?
ROMEU — Jurou; e sua avareza tão nefasta grandes estragos fez, pois a beleza com tal severidade, de fraqueza quase veio a morrer, tendo ficado sem prole alguma. Incrível atentado! É muito bela e sábia, sabiamente formosa para estar sempre contente com me fazer sofrer. Fez juramento de não amar jamais, um só momento. E nesse voto infausto eu vivo morto só de a todos contar meu desconforto.
BENVÓLIO — Por mim guiar te deixes nisso: esquece-a
ROMEU — Oh! A esquecer-me ensina o pensamento.
BENVÓLIO — Dá liberdade aos olhos; examina outras belezas.
ROMEU — Esse é o meio certo de mais consciente me tornar ainda de sua formosura em tudo rara. Essas felizes máscaras que as frontes beijam das jovens belas, sendo pretas pensar nos fazem que a beleza escondem. Quem chegou a cegar, jamais se esquece da jóia rara que perdeu com a vista. Mostrai-me uma mulher de inexcedível formosura; para algo servir pode, senão de sugestão para que eu leia quem a excedeu em tanta formosura? Não, nunca hás de ensinar-me o esquecimento.
BENVÓLIO — Hei de nisso empregar o meu talento.


Temos aqui a preçensa poética que segue o personagem Romeu durante toda a peça e isso torna-se muito cansativo e particularmente tornou-me o personagem um tanto quanto irritante (na maioria das partes em que Romeu entra com sua fala, minha vontade era de fechar o livro e procurar outra coisa pra fazer...). Ele ao ver Julieta, acaba por morrer de amores por esta jovem, mesmo tendo sido rejeitado a pouco tempo por Rosalina. Romeu, ao meu ver, é apenas um romantico enlouquecido, cujas as paixões são intensas e curtas. Esse romantismo louco impreguina também a personagem Julieta e esta acaba por se tornar também irritante, so não chegando ao extremo por se mostrar uma menina tipica de romances desse estilo( meninas que tem casamentos impostos pelos pais e que luta por uma liberdade alem familia).

Enfim, ao contrario da maioria dos livros de teatro que ja li, Romeu e Julieta me apresentou um enredo muito casativo. Ao contrario de Tristão e Isolda, no qual se tem uma das referencias de Shakespeare para escrever a peça, o enredo se mostra curto e apenas coloca muito melodrama ao redor dos personagens apaixonados(bem... fazer o que, se a peça é um drama). Pelo que pude pesquisar sobre as referencias, a peça é apenas uma adaptação da poesia "A Trágica História de Romeu e Julieta" de Arthur Brooke, que também ja não era original, sendo baseada na historia Mariotto e Gianozza de Masuccio Salernitano.

2 comentários:

  1. Achei bem chatinho mesmo Romeu e Julieta, não pelo romantismo em si e sim porque a história é tão chata e tão...bem quista. Shakespeare escreveu peças bem melhores.
    =***

    ResponderExcluir
  2. Shakespeare?
    Bom!
    muito Bom, romântismo?
    sempre axei essa estória inusitada...morte no final, os dois não ficam juntos...
    muito bom!
    bjo

    ResponderExcluir