12.10.09

Introdução ao Qt usando Java - QtJambi

Final de setembro, rolou aqui em Teresina o Software Freedom Day 2009, organizado pelo Projeto Software Livre - Piauí, no qual eu tenho a felicidade de fazer parte, e realizado conjuntamente com o Infopi. Foi um ótimo evento, com palestras e mini-cursos variados, com ministrantes do e de fora do estado.
Meu tempo anda meio curto de uns tempos pra cá e inscrevi-me apenas no minicurso de Introdução ao Qt4 e ao QtCreator, ministrado pelo Sandro Andrade, do Live Blue.





Raramente conveniencias aparecem pra mim e esta foi uma delas. No meu trabalho de estagio curricular, a aplicação que estou desenvolvendo necessita de uma interface desktop e na minha opinião, a produtividade se utilizando das bibliotecas de GUI do Java, como o Swing, AWT e SWT, é muito baixa. O Swing é feio, o AWT e o SWT não possuem ferramentas boas que possam facilitar o desenvolvimento para desktop de maneira rápida ou que o projeto pudesse facilitar o aprendizado. Dae me apareceu o Qt.

Nativamente o Qt é uma biblioteca de C++(que tenho fé, breve estarei estudando) mas que possui bindings para Java e com suporte direto pela Qt Software, que antes de ser comprada pela Nokia era a Trolltech. Depois de dar uma fuçada e ver como era simples, optei por estudar essa biblioteca e me utilizar do poder que ela oferece. E sim amigos, amor a primeira vista existe ;).


Introdução - Preparando o ambiente.



Não vou me prolongar nesse artigo explicando sobre o Qt ou QtJambi. Existem diversos materiais na net que são específicos pra esse proposito e no final colocarei alguns links que possam ajudar, caso estes ainda não tiverem sido referenciados no decorrer do texto.

Instalando o Qt Jambi na plataforma.



Para programar em Java eu utilizo o Eclipse Ganymede (ver. 3.4) e na página do projeto do QtJambi existe plugin para esta IDE. Inicialmente, devemos instalar e baixar o QtJambi para o sistema operacional correspondente. Eu me utilizei o Ubuntu 9.04. Apesar de oferecer a facilidade do apt para instalar o QtJambi, prefiri baixar e descompactar em uma pasta qualquer, de forma a ter controle sobre a localização do diretorio de instalação. Então o que eu fiz foi:

1.Baixar o QtJambi para minha plataforma:
Nesta página de downloads da QtSoftware possui varios links para download do QtJambi. Selecionei o QtJambi-linux32-lgpl-4.5.2_01

2.Descompactar em uma pasta qualquer.
Descompactei o arquivo em uma pasta, que aqui chamaremos de $QTJAMBI_HOME. O meu caminho ficou $QTJAMBI_HOME=/opt/qtjambi-linux32-lgpl-4.5.2_01

Pronto, estamos com o QtJambi na máquina.

Na pasta de instalação possuirá varios arquivos, mas o mais interessante é ver o qtjambi.sh, onde poderemos ver exemplos reais de aplicações utilizando o QtJambi. Abra o shell e vá até na sua $QTJAMBI_HOME e execute: ./qtjambi.sh e a aplicação começará a rodar. Você terá varios exemplos para ver funcionar e estudar o código.





Agora poderemos instalar o plugin para o eclipse.

Instalando o QtJambi no Eclipse



1. Baixar o pacote com o plugin.
2. Descompactar o conteudo do pacote.
3. Colar o conteudo da pasta plugins do pacote na pasta plugins do diretorio de instalação do Eclipse.

Depois disso precisaremos configurar o Eclipse.
Vá em "Preferences" no Eclipse e vá até o nó com "Qt Jambi Preference Page":



Em "Jambi Location" coloque o seu $QTJAMBI_HOME e clique em Ok para finalizar.

Pronto, seu Eclipse está pronto pra desenvolver com o QtJambi.
Agora é só começar a fuçar no plugin e tentar criar projetos utilizando o QtJambi. Estarei escrevendo um tutorial introdutório para o QtJambi, para entendermos a estrutura de funcionamento de aplicações e depois, utilizar o Eclipse com QtDesigner para fazermos aplicações desktop de maneira mais rápida e efetiva.

o_0

Alguns links uteis:


Qt Software - http://qt.nokia.com/
Qt Jambi Reference Documentation - http://qt.nokia.com/doc/qtjambi-4.4/html/com/trolltech/qt/qtjambi-index.html
LiveBlue - http://liveblue.wordpress.com/
Eclipse - http://eclipse.org

2 comentários:

  1. Pena que foi descontinuada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo6:16 PM

      Na verdade o projeto ainda segue em desenvolvimento como se pode verificar no site http://qt-jambi.org. A diferença é que ele não é mais mantido pela Trolltech, a empresa que o criou e que pertence à Nokia.

      Excluir