13.1.10

Google para China: Ja basta!




Os dias do Google China parecem estar contados. Como uma grande companhia que atua em vários países, do Brasil e Argentina à França e China, ela tem que se submeter as implicações legais que suas operações possam acarretar em cada um dos países em que atua. Um exemplo não muito distante, foi o tão falado caso de pedofilia no Orkut, onde o Google relutou em entregar dados de vários usuários diversos com suspeitas de efetivarem ações criminosas ao trocarem materiais pornográficos de menores.


Da mesma maneira, lidar com a Republica Popular da China não deve ter sido fácil ao longo dos anos. Um país de economia crescente a vários anos consecutivos, onde seu poderio econômico acarretou mudanças em economias dos lugares mais longíncuos, contraditoriamente, reprimiu e retaliou idéias de maneira vulgar e que merecem repudio de nível dedicado as maiores ditaduras da história.

Pois bem, de um poderio para outro, o Google dá um basta. Após uma longa atuação no país capital-socialista, que vão desde filtragem de milhares de termos proíbidos pelo país, depois de uma série de ações recentes, o Google incita o fechamento do google.cn, após uma investigação recente de ataques que ocorreram a contas de usuários do Google, principalmente do GMail. Ao que parece, os ataques ocorreram a contas de usuários ativistas em prol dos direitos humanos na China, sendo estes ativistas residentes ou não no país.

Em um post ao blog official do Google, David Drummond, CLO da empresa, revelou os resultados da investigação quanto a tais ataques, que ele descreveu como "altamente sofisticados e que visavam a nossa infraestrutura coorporativa". Ainda que, segundo ele, os ataques não tivessem sido sucetíveis em Decembro, as contas dos usuários visados sofreram invasões regulares em um certo período não determinado. Ao que parece, foi uma de combinação de malwares e phishings os responsáveis por tais brechas.

Drummond afirma que , mesmo a China sendo uma grande nação no que diz respeito ao desenvolvimento economico e seu papel no coração da economia capitalista atual, uma combinação de restrição crescente e as descobertas recentes "nos leva a concluir que devemos revisar a viabilidade de nossos negocios na China". No post supracitado, no blog do Google, embora Drummond não acuse diretamente o governo chinês quanto ao planejamento dos ataques, ele afirma que não serão mais acatadas as demandas de censura do governo e que o Google planeja discutir o futuro do Google China com oficiais do governo.

As decisões da empresa não foram repassadas aos cidadãos chineses que trabalham no Google China para evitar que os mesmos sofressem retaliações.

Leia mais no Linux Journal e no blog do Google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário