14.1.10

Google vs. China: Minha humilde opinião...


Sou um profundo admirador da cultura oriental. A perspectiva de auto-conhecimento e melhora pessoal não é tão bem arraigada nas culturas ocidentais, mas no oriente sempre foi o principal pilar de construção humana, desde religiosos hinduístas à filósofos confucionistas. O taoísmo, de origem fundamentalmente chinesa, é uma das teorias filosóficas que mais simpatiso, seguida do shaktismo védico.

Então me pergunto porque um povo com uma cultura tão centrada na melhoria pessoal, como a cultura chinesa, se permite auto-repressão? Eu tenho uma idéia mas não é nada comparada a teses do Dalai Lama sobre a reação chinesa à liberdade no Tibete. Na verdade, esta relacionado com isso. A China, pela sua grande extensão territorial, é um país de diversas etnias. Um exemplo evidente de tal diversidade são as váriâncias do Kung-Fu, que tem quatro estilos principais, mas que pra nós no ocidente tudo parece a mesma coisa. No entanto, o processo histórico de unificação territorial sempre foi relacionado a repressão de etnias no próprio país. Isso fica evidente, quando observamos a existência da associação dentro da mente de cidad@o chinês que a forma de manter a unidade do país é sobre a repressão. Me surpreendi com comentários de chineses durante a crise tibetana que teve em junho de 2008(ou 2009, não me lembro bem) de que o tibete deveria ser repreendido em prol da unidade nacional.

Um exemplo não menos famoso, mas já antigo, é de Bruce Lee. Lee foi um exemplo de busca de perfeição pessoal. Formado em Filosofia e Educação Fisica pela Universidade de Washington, chegou ao ponto de criar uma arte-marcial "otimizada", o Jeet Kune Do, que ele desenvolveu a partir de seus conhecimentos do corpo humano e das técnicas que aprendeu no Wushu. Ao apresenta-la como uma arte-marcial superior, em diversos locais do planeta, rapidamente ele conseguiu inimigos em diversos lugares. Na China não foi diferente. Não só nas artes marciais, ele era um duro critico do cinema chinês(com voos fantabulosos e pó saindo do corpo a cada pancada em filmes de ação), fortemente apoiado pelo governo. Houve inclusive ataques a sua pessoa na sua ultima pelicula, o Operação Dragão. Poucos meses após a conclusão do filme, Lee foi encontrado morto por motivos desconhecidos, aparentemente por "alergia" a aspirina, que teria tomado na noite anterior a sua morte. Existe sim uma teoria da conspiração na china que alegam que ele foi assassinado.

Certo, agora vamos ao Google. Por que a empresa insistiu de criar sua sede chinesa? Não precisamos ser nenhum antropologo ou economista pra saber do motivo capital: crescimento econômico. O crescimento economico do país esta em niveis absurdos já a vários anos consecutivos, mostrando-se um mercado lucrativo em potêncial. Mas a que custo? Bem, agora sabemos o custo.

Não deixo de apoiar o Google nessa possivel empreitada à saida da China, mas também não tenho empatia quanto a violação da infraestrutura e de ataques de crackers governamentais a empresa, já que eles tinham idéia do que poderia acontecer.

Tirando o lado bom da história, ao menos serviu pra melhorar mais a segurança da minha conta dos serviços Google.

2 comentários:

  1. China realmente tem um sério problema quanto à unidade nacional e como seu povo lida com isso...

    Dá pra ver até nos filmes de Kung Fu como isso funciona... Acho que isso começou com a Dinastia Qin, mas principalmente depois do período dos Três Reinos - já é uma paranóia cultural. É bonito de se ver como eles se estapeiam pelo "orgulho de ser" (hehe) chinês.

    Mesmo assim, eles são meio bestas... É só ver os exemplos históricos: a dominação pelos Manchus, e depois a invasão japonesa! Como bem colocado em "Fist of Legend" (estrelando Jet Li), "Fist of Fury" (estrelando Bruce Lee) e em "Ip Man" (estrelando Donnie Yen), a China é como um grande elefante dorminhoco, e os invasores são como mosquitos hematófagos. Se o elefante não acordar, os mosquitos sugarão todo o seu sangue.

    Mas se acordar...

    Anyway, eles têm muitos problemas com repressão cultural. Talvez um dia isso acabe. Meio difícil vislumbrar essa possibilidade porque eles não tem uma cultura exatamente como a nossa - com tratados políticos parecidos com "A luta pelo Direito" de Rudolf von Ihering, por exemplo. Mas eles têm uma história bem documentada de batalhas e questões sociais que vêm desde o século III a.C. pelo menos. Houve guerra civil até o século XVIII, se não me engano - artistas marciais estavam MUITO envolvidos, inclusive.

    O que dizer da história do imperador Li Xi Men e dos monges de Shaolin? Aquilo sim é levante social! Coluna Prestes meuzóvo!

    ResponderExcluir
  2. Hahaha!
    É vero Sérgio. Apesar da cultura filosófica do páis, o amadurecimento politico acaba faltando. De fato foi bem deita a sua colocação sobre tratados políticos. Creio que esse elefante tem o que aprender com esses mosquitos hematófagos...o_0

    ResponderExcluir