2.2.10

Entrevista com Bill Watterson: Depois de 15 anos de reclusão.


Coloco aqui a tradução da entrevista de Bill Watterson, criador de Calvin e Haroldo (Calvin and Hobbes), uma das grandes tirinhas da história, ainda mais sobre crianças piradas, ao lado de Charlie Brown (Peanuts) e Mafalda.

Bill-Waterson.jpg

Com quase 15 de separação e reflexão, o que você pensa o que foi em "Calvin e Haroldo" que foi além de capturar a atenção dos leitores, mas também seus corações?



A única parte que eu entendo é a que foi para parte da criação da tira. O que os leitores tomam para si é com eles. Uma vez que a tira é publicada, leitores trazem suas proprias experiencias e o trabalho toma vida própria. Todos respondem de maneira diferente em diferentes partes.

Eu apenas tentei escrever de maneira honesta, e eu tentei fazer este pequeno mundo divertido de se olhar, para que as pessoas tomem um tempo para ler. Isso foi toda a minha preocupação. Você mistura alguns ingredientes, e vez por outra, a quimica acontece. Eu não posso explicar o porque da tira ter feito o sucesso que fez, e acho que talvez eu nunca conseguiria duplica esse sucesso. Muitas coisas tem que dar certo de uma vez.


Quais são seus pensamentos sobre o legado de sua tira?

Bem, não é algo que tira meu sono. Leitores sempre decidirão se o trabalho é significativo e relevante para eles, e eu posso viver com qualquer conclusão da parte deles. De novo, minha parte acabou no momento que a tinta secou.

Leitores se identificaram com seus personagens, e de maneira compreensivel, eles ficaram -- e ainda continuam a estar -- de luto quando a tira acabou. O que você gostaria de dizer a eles?

Isso não é tão dificil de entender quanto as pessoas pensam. No fim de 10 anos, eu disse quase tudo o que tinha a dizer.

É sempre melhor sair da festa mais cedo. Se eu continuado com a popularidade da tira e ficasse me repetindo por mais 5, 10 ou 20 anos, as pessoas ficariam de "luto" pela qualidade da tira e estariam desejando que eu estivesse morto e amaldiçoando os jornais por continuarem a publicar tiras antigas e tediosas como a minha em vez de buscarem mais novos e vivos talentos. E eu estaria concordando com eles.

Uma das razões que acredito que "Calvin e Haroldo" continua a encontrar público hoje é porque escolhi parar.

Nunca me arrenpendi de parar onde parei.

Pelo fato do seu trabalho ter tocado várias pessoas, fãs sentem uma conexão com você, como se lhe conhecem. Querem mais do seu trabalho, mais Calvin, outra tira, qualquer coisa. É mais ou menos uma relação astro do rock/fã. Pela sua aversão a atenção, como você lida com isso hoje? E como você lida com o fato de saber que isso lhe seguirá o resto dos seus dias?

Ah, a vida do cartoonista -- como sinto falta dos groupies, drogas e quartos de hotel abarrotados!

Mas desde meus dias de "astro do rock", a atenção do publico caiu muito. Nos tempos de cultura pop, foram eras atras. Há algumas explosões de estranhezas, mas geralmente eu apenas vou seguindo minha vida e dou o melhor para ignorar o resto. Estou orgulhoso do meu trabalho e muito grato pelo sucesso e verdadeiramente lisonjeado que pessoas ainda a leem mas escrevi "Calvin e Haroldo" eu meus 30 anos e estou a milhas de distância de lá.

Um trabalho de arte porde permanecer congelado no tempo, mas eu tropeço pelos anos como todo mundo. Acho que os maiores fãs entendem isso, e estão dispostas a dar me um local para continuar com minha vida.

Quão breve os correios lançarem o selo do Calvin você enviará uma carta com um no envelope?

Imediatamente. Eu estou indo pegar meu cavalo e buggy e verificar pela minha assinatura do meu jornal.

Como você quer que as pessoas lebrem daquela criança de 6 anos e seu tigre?

Eu voto para "Calvin e Haroldo, oitava maravilha do mundo"

Fonte: http://www.cleveland.com/living/index.ssf/2010/02/bill_watterson_creator_of_belo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário