14.4.10

Descendo da Kaçamba - De volta do Akademy-Br 2010


Voltei da Bahia. Voltei pra Teresina. Voltei do Akademy-Br 2010.
O evento superou minhas expectativas. No nivel de desenvolvimento, deu pra perceber que quem entra, acredita de fato na plataforma do KDE. Suas ferramentas facilitam e muito a criação de projetos de software para desktop. No nivel de comunidade, é coesa. Ninguem fica a parte do processo de construção do KDE. Desde promoção, arte, interação e, por que não dizer, amizade. Acredito que fiz amigos nesse evento e isso é importante para se sentir parte de algo maior.

Fiquei muito feliz de ter tido minha primeira experiência XP no sprint de games. Percebi o quanto a produtividade e o aprendizado se elevam em programação pareada. E de fato, colaboração é melhor do que competição. :)
Como afirmei em no post anterior, pude sentir o nível da coisa. A idéia do projeto que iniciamos é relativamente simples, mas como todo software que deve ser desenvolvido com qualidade, tem suas nuâncias e particularidades. Eu (PI), a Thayane, o Vitor (SP) e a Camyla (RS) iremos continuar o projeto, almejando que ele cresça daqui pra frente. Quem quiser dar uma fuçada no estado dele ou acompanhar é so ir no projeto do Bohnanza no Gitorious.

Do lado esquerdo: Thayane e Vitor. Do lado direito: Eu e a Camyla

Achei bacana que o pessoal deu uma força nas minhas (já poucas) habilidades do git. O Vitor deu umas dicas muito boas dos procedimentos padrão de trabalho do git, enquanto o camarada Tomaz deu uma explanação bem bacana de como funciona a estrutura de 'branches'. Assim eu vou poder levar isso até pro meu trabalho, já que to usando o git como gerenciador de versão do PontoCon.

Olha flagra do Alexandre aí gente...

Um outro ponto positivo foi o sprint do KDE-Promo. As definições de ações em prol do KDE nos eventos de software livre que irão acontecer ao longo do ano foi algo que me deu inspirações para idéias para um futuro grupo do KDE aqui no Piauí. Eu e a Aracele já estamos definindo planos para a promoção do KDE no estado. Ja estamos com alguma galera interessada em trocar umas idéias, assim , quem sabe, a comunidade irá crescer por aqui. Espero em breve poder dar noticias de como a coisa está andando.


KDE Brasil

Volto do evento com uma afirmação de um pensamento. Se sentir parte de uma comunidade é algo realmente engrandecedor. Acredito que como entusiasta do software livre, esse novo sentimento possa inspirar novas pessoas a acreditar que é possivel construir algo de maneira colaborativa. Não necessariamente para o KDE, mas para a idéia de software livre como um todo. Como entusiasta do KDE e programador, espero poder contribuir de maneira solida para o crescimento desse projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário