17.1.12

Curtindo 2012: safra fresca de curtas desse ano.

Geralmente com o fim de ano muitos projetos de 2011, principalmente os de estudantes, saem e mostra que o  ano ja começou com uma boa safra de curtas bem legais, inclusive nacionais. Tirei um tempim pra assistir alguns e compartilho aqui minhas impressões de cada um.


O "Pauliceia" é um curta bem focado no cenário paulista e , obviamente, uma
homenagem a Mario de Andrade e a São Paulo.


PAULICÉIA mário de andrade from Céu D´Ellia on Vimeo.





Gostei da idéia "Frankstein" dada ao Dr. Mario de Andrade no curta.
Como a obra é uma rapsodia, a criaçao do monstro preguiçoso com vários pedaços culturais acaba por associar bem a identidade da obra Macunaima. A cena inicial do Vale do Anhangabaú ficou bem interessante (apesar de ser 3D :P) e o pessoal  do workshop trabalhou bem com os recursos que lhe foram dispostos. No SmellyCat tem maior detalhe sobre a produção do curta e vale dar um pulo la pra saber como foi todo o processo. Não sei qual edital, mas eles submeteram o projeto e conseguiram ganhar um edital bem legal. Deve valer a pena pra quem quer começar.



Como fã do Pingu, essa paródia me pegou de cheio. Pirei demais na idéia. Nunca assisti "The thing" mas ja tinha ouvido falar e a idéia de misturar o mundinho fofo com algo bem thriller foi espetacular. O Pingu ta muito fodão acabando com tudo e tomando (cerva??) no final deu aquele ar heróico a ele, tipico de filmes de terror.

Só não gostei de como fizeram as vozes dos personagens. Acho que os caras deveriam ter se esforçado mais em fazer algo mais fiel. A forma da fala na animação é uma característica muito forte e negligenciar essa parte acaba por diminuir a graça da paródia. Outra coisa: nunca vi um cachorro no Pingu. NUNCA!




"Two against one" é um music video experimental. Não achei muito interessante a trama do caçador, mas o estilo do cara é muito doido. As transições de cena a cena junto a movimentos etéreos de aparição e sumiço dos personagens dão o ar de misticismo da historia. O estilo é meio sujo, o que eu gosto muito. Se eu fosse fazer algo, seria assim, algo ainda entre o rascunho e a arte finalização. O estilo meio que lembra (LEMBRA!) do Nazuko Nakazawa ("Breaking the Habit" do Linkin Park e Kill Bill vol.1), com a diferença de não ter um fundo anime. As cores dos elementos chave (sangue e o anel) colocam ainda mais foco no estilo de trama pessoal do caçador.  Tem saido muito music video em 2D. Como o "mercado" 3D ta consumindo tudo quanto é coisa no que diz respeito a longas, os caras tão procurando outros pontos de vazão da arte 2D. :/



Brucy from Guillaume Marques on Vimeo.


Gostei do estilo do Brucy. Não canso de dizer que tenho preferência por animação 2D, mas quando colocam um shading de cartum, acho que da um visual bacana pra um 3D, algo mais visualmente marcante (veja "A saga de Biorn, por exemplo). O mais legal é esse lance do cigarro. O cara fala que tava em Nova Iorque e duas senhoras pediram pra ele não fumar. Começou a praguejar em francês e deixaram ele quieto. Dai ele começa um discurso bem "Obrigado por Fumar": persuadir um fumante sobre a saude não vai fazê-lo parar. Outro lance ĺegal é que a animação foi feita em cima de uma entrevista de Patrick Poivey, dublador do Bruce Willys na França (por isso o titulo Brucy). Não é so no Brasil que dublador é celebridade. :D


Esses foram só alguns. Baixei uma penca de outros pra assistir e em breve vou colocar mais impressões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário