24.3.12

Krita 2.4 RC : Em memória a Jean Giraud

A equipe do Krita, poderoso software de pintura digital, está liberando o primeiro Release Candidate da versão 2.4, depois de grandes esforços da comunidade.

Pintura por David Revoy



Esta versão tem várias novas funcionalidades, implementadas ao longo dos ultimos seis meses:


  • gerenciamento de cor usando Little Color Management 2
  • integração com o GIMP Paint Studio
  • multi-hand tool (multiplica, simetricamente, seus traços no cavalete)
  • melhoria no curve-brush, com retas aleatórias geradas pela curva
  • processamento da pintura em background, sendo possível fazer várias ações ao mesmo tempo
  • pipe mode para o text-painting tool
  • preset editor, pra salvar as configurações de pincéis usados

Interessante de observar o lento direcionamento para o mundo dos tablets, com interface mais focada em botões e slides. Pra ter mais detalhes do que tem de novo, tem uma review completa na LWN.net, abordando desde mudanças na interface até melhorias de desempenho e quem quiser dar uma olhada mais afundo no RC1, a wiki do Calligra tem um passo a passo ensinando como construir o software.

Um lance legal é que a equipe resolveu dedicar esta versão a memória do artísta Jean Giraud, mais conhecido como Moebius em seus trabalhos em quadrinhos e artes gráficas.

Galactus e o Surfista prateado por Moebius

Eu particularmente sou pouco familiarizado com o trabalho de quadrinhos dele, mas sei que teve grande influência para artístas de quadrinhos e animações, incluindo Hayao Miyazaki, e que trabalhou nos conceitos e designs em filmes pop como Tron, O Quinto Elemento e Alien - O Oitavo Passageiro. Quem quiser conhecer mais sobre o artista, o Omelete fez uma página juntando notícias e reviews de trabalhos de Jean Giraud que fizeram ao longo dos anos.


Möbius Swan , M.C. Escher

Um fato interessante é que o nome Moebius foi usado pelo artista em referência ao matemático alemão August Ferdinand Möbius, que descobriu a superfície de apenas um lado, apenas um bordo e sem orientação, a famosa faixa de Möbius.


2 comentários:

  1. Anônimo2:10 AM

    We're a group of volunteers and opening a new scheme in our community. Your website provided us with valuable information to work on. You've
    done a formidable job and our entire community will be thankful
    to you.
    My web-site ... know memes

    ResponderExcluir