8.10.06



Sejam bien-venidos, amigos!
A semana eleitoreira anda meio quente não, acham?
Lula não ganhou no primeiro turno e as falsidades do segundo perigam ja nas notícias: Lulinha voltando ao paz e amor com a sua nem sempre tão amada imprensa, Alckmin se queimando com a aliança infantil, o PSOL em discussão interna quanto aos apoios... O povo precisa mesmo desse bafafa todo?
Infelizmente não pude observar os ocorridos do dia das eleições em Teresina, algo que encheria muito pinico, mas ir ao interior do estado me possibilitou uma visão mais abrangente(no entanto não muito inovadora)do cenário socio-político brasileiro.
Ao chegar à cidade em que eu voto(Flores do Piauí, interior de Floriano), deparei-me com um leva de bois sendo guiados a uma fazenda nas proximidades. O boiadeiro com seus gritos chamarizes,'Ê boi!!', a carrada seguindo seu destino, que é o curral, ao prazer do boiadeiro.


Essa imagem interiorana é realmente bem comum, tão comum que o Brasil se enquadra nele. O povo como a carrada sem direção, tendo um boiadeiro-mor a sua "predisposição", dando os gritos guias e dividindo a manada. Uma parte pra lá outra pra acolá, outra peralí, outra peracolá...Sinceramente, deviamos parar de deixar essa preguiça política e tomar as rédias da nossa manada. Deixarmos de sermos manada e sermos o que realmente somos: cidadãos.
Mas nos temos um anti-heroísmo macunaímico terrível:
-Ai que preguiça...





Deixemos o pinico politico e vamos ao real pinico da inutilidade, que é o que interressa.
Antes de ir para Flores, que foi de carona, eu e meu irmão pegamos um ônibus para Floriano. Chegando lá,meu pai foi nos buscar na rodoviária e nos levou a um bar. Bar é nome carinhoso, pois o local era um verdadeiro butéco: Bar do Chico Manga ou Santuário do Santo Corno, nome que graciosamente dei ao local, ja que ao pisar no interior do recinto você se depara com um monumental ornamento córnico:dois pares de chifres, um grande e um pequeno, colado sobre o maior, cada um escrito: "Este é meu".
Como eu estava meio grogue da viagem(ou porque eu sou tapado mesmo, você é quem escolhe), não tinha entendido o porque da frase e então perguntei ao Chico Manga sobre os chifres:

- Os chifres vieram de Goiás por um amigo meu, daí eu mandei invernizar e escrever "Este é meu", pra quando o cliente beber, sentir um pouco ou extremamente corno.

Daí dei um sorriso e batizei o santuário.
Esse é só o começo. em breve: Aventuras desaventuradas do aventureiro Xykaum pelo aventuresco estado do Piauí.

Um comentário:

  1. MEUDEUSDOCEU

    mais um texto cheio de misturas, vejamos: política no sentido restrito, política no sentido lato, interior, curral, manada, buteco, corno, chico manga

    Olha só: precisamos mesmo deixar de ser manada, logo ...

    Abraçossssssss
    @>--

    ResponderExcluir