22.10.09

Chakra Linux

Ta com algum tempo que eu ando querendo usar o kde 4. Desde que saiu a versão 4.1 ando a testar distros com esse gerenciador de janela. Apesar de bonito e tudo mais, sempre sentia que ficavam com algo faltando. Usei primeiro o OpenSuse 11. Não foi uma distribuição muito usavel, coisa que não aconteceu com o Mandriva 2009. Foi bacana instalar e configurar algumas coisas, mas ainda não tava satisfeito. O gerenciador de pacotes do Mandriva em linha de comando era, digamos, meio ausente.

Dae fiquei um tempo so com o meu UbuntuStudio mesmo. Não tenho nada contra o gnome, mas ja tava de saco cheio. Sem falar que eu ando querendo explorar o Qt. To me apaixonando por esse GUI toolkit e aplicações Qt4 no Gnome não é la esses cuzcuz todo não.
Por sorte eu descobri o Chakra. Agradeço ao colega linuxer Sandro Andrade, do Liveblue Bahia pelo minicurso de Qt e de usar o Chakra no seu netbook...hehehe.

Demorei um tempo pra testar ele. Baixei o alpha 2 e não consegui usar ele no virtual box. Dae fico meio que mofando (?) a iso. Dae resolvi baixar o alpha 3 dele e pronto. Ja to a 3 dias seguidos sem nem olhar pro Ubuntu. Porque? Porque tá uma maravilha meu laptop com essa distro:



O que eu fiquei mais intrigado foi o fato de ter sido muito facil instalar. Tive problemas no livecd, mas instalei usando um pendrive e depois não obtive muitos problemas. Parece que o isolinux cria imagens diferentes pro live e pro USB. Assim que puder eu escrevo um tuto explicando a instalação. Mas enfim, sendo uma versão alpha, era lógico que estava meio receoso...será que poderia causar algum dano ao meu hardware? No entanto nada aconteceu. A instalação foi uma maravilha.
Alguns problemas apareceram no decorrer do uso, mas foram mininos. O Shaman, o gerenciador de pacotes do Chakra, estava tendo problemas para iniciar. No entanto atualizei a base de dados e logo foi resolvido.


Enfim, pra um Alpha Release eu estou bem satisfeito utilizando o Chakra. Erros são esperados numa tentativa dessas, mas creio que a contribuição para o projeto, ao reportar erros, é de suma importância para o melhoramento da distro. Quem quiser conhecer o projeto, pode dar uma olhada no canal do IRC no irc.freenode.org (#chakra) ou o site e wiki do projeto.

2 comentários:

  1. Prezado Francisco, tenho um netbook e estou me aventurando no kde, que assim como vc, graças ao incentivo do Sandro. Usava o Ubuntu, fui pro Kubuntu, que é muito ruim o kde nele, tentei o Arch, que para instalar é tranquilo, mas para instalar a interface grafica é horrivel, tive diversos problemas, achei o chakra, mas nenhuma documentação legal, seja para instalar ou para operar. Estou aqui para te pedir ajuda, se vc souber de algum tutorial ou alguma coisa relacionada, por favor me envie. Agradeço desde já.

    ResponderExcluir
  2. Faltou o e-mail.=]

    paulodealmeida at gmail.com

    ResponderExcluir