26.11.11

Dica: OpenCv com CMake

Olá a todos!

Essa é uma breve dica pra quem quer começar a desenvolver programas de visão computacional usando o OpenCv e não quer perder tempo com configurações laboriosas. Já ta com um certo tempo que to desenvolvendo
com essa biblioteca e o CMake facilitou muito minha vida na hora de tocar a coisa pra frente.


Como o CMake é multiplataforma, a configuração funciona para Windows, Mac e Linux. Como eu so uso Linux mesmo, quem for usar em uma dessas outras plataformas vai ter que ver como configurar as dependências, como MinGw e instalação do OpenCv. Pra quem tiver interesse, no livro OpenCv 2: Computer Vision tem um passo a passo para configurar usando o VisualStudio e a instalar o OpenCv no Windows.

Primeiro, na sua pasta de projetos você deve criar um arquivo CMakeLists.txt, onde serão colocadas as configurações do seu projeto.
No arquivo primeiro adicione a seguinte linha:

cmake_minimum_required(VERSION 2.8)

isso irá indicar qual a versão do CMake que você deverá utilizar para construir seu projeto. Em seguida adicione a seguinte linha para indicar um nome de projeto:

project( meu_projeto )

Logo após esse passo você deverá indicar o pacote que será utilizado como depêndencia na compilação, no caso, o OpenCv...

find_package( OpenCV REQUIRED ) 

Obviamente você deve ter a biblioteca instalada na sua máquina para que isso funcione. ;) Em seguida, o passo final para terminar a configuração do projeto:

add_executable( meu_projeto arquivo.cpp )
target_link_libraries(
meu_projeto ${OpenCV_LIBS} )

com isso você estará dizendo ao Cmake para criar um executavel com o nome
meu_projeto a partir de arquivo.cpp e que seja linkado as bibliotecas do OpenCv ao executável gerado.  Para projetos com vários arquivos, veja a documentação do CMake para configuração.

Após ter configurado, para gerar o executável, você pode criar uma pasta dentro do projeto chamada build entrar nela e dar um cmake:

$mkdir build
$cd build
$cmake ..  
 

Isso vai gerar um Makefile e assim basta dar um

$make

que o executável é gerado.

Bem, com isso você ja pode ir brincando de visão computacional. É uma configuração mínima pra quem ja quer ir direto ao código sem muita dor-de-cabeça.

:D

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. E se eu quiser compilar novamente o mesmo projeto, o que devo fazer? Em alguns lugares dizem que é só dar um make novamente, mas aqui da um erro.

    ResponderExcluir