4.5.12

LaTeX no Inkscape com TexText

Ano passado fiz uma série de relatórios em LaTeX e a maioria se utilizou de imagens em extensões png ou jpg, que são bastante úteis para mostrar saídas de processamento de imagens do tipo raster em operações de visão computacional.

Recentemente nas minhas aventuras no LaTeX me deparei com o problema de desenhar ilustrações para os meus textos, mais especificamente com o problema de colocar fórmulas em algumas imagens dos textos. Nunca senti tal necessidade antes. Além disso, vi que a utilização de gráficos vetoriais em textos escritos em LaTeX melhoram a visualização de detalhes da saída de alguns algoritmos.





Em uma breve pesquisa, achei uma interessante extensão para o Inkscape chamada Textext em que você escreve seu texto usando o padrão do LaTeX de tags de marcação de texto.

Usando o Textext para escrever fórmulas 

Supondo que o LaTeX já está instalado, instale também os pacotes pdf2svg e pstoedit. Então, para instalar o Textext, baixe o pacote e descompacte-a na sua pasta de extensões  ~/.config/inkscape/extensions.

O plugin está descompactado na pasta oculta de configurações do Inkscape:
~/config/inkscape/extensions

Ao iniciar o Inkscape após essa operação o plugin está em Extensões > Textext. Com isso, uma caixa de diálogo será aberta com as opções de escolher o arquivo de pre-ambulo para o LaTeX, o fator de escala do texto e o texto em si:




Após esse passo, basta clicar em OK e,se o texto escrito estiver com a marcação correta, será renderizado.




De gancho, estou escrevendo mais um tutorial sobre como usar o Blender para modelar gráficos e exportá-lo para o Inkscape. Assim pode-se usa-los em textos escritos no LaTeX ( que na verdade é a minha intenção) ou mesmo editá-los para trabalhos de design.

Por enquanto é só.  :)



3 comentários:

  1. Valeu meu amigo! Ajudou demais com essa dica.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Installing textext

    First, you need textext. Simply extract the two files from the archive into /usr/share/inkscape/extensions for a systemwide installation, and fix the permissions:
    sudo chmod 644 textext.inx
    sudo chmod 755 textext.py

    Fonte: http://typethinker.blogspot.com.br/2008/06/integrating-inkscape-graphics-in-latex.html

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde. Já instalei a extensão do textext, coloquei na pasta de extensões mas o plugin não aparece no inkscape

    ResponderExcluir