Há mais de 5 anos que a fundação teve a idéia de financiar o desenvolvimento do Blender através de incentivo a produção artística. Funciona da seguinte maneira: é feita uma chamada de artistas e desenvolvedores da comunidade Blender para trabalharem conjuntamente em um filme. Os artístas cuidam da produção (conceitos, roteiros, storyboard, modelagem, etc...) e vão dando feedback para os programadores na produção de novas funcionalidades.
Enquanto o filme é produzido, é feita a pré-venda do DVD com os resultados do projeto e com isso o projeto acaba tendo um suporte financeiro. Claro que tambem existe o suporte direto de outras pessoas e instituições, de maneira que é possível financiar a produção sem necessariamente ter que comprar o DVD. É um modelo bem legal, com resultados para ambos os lados da comunidade. Quem tiver curiosidade, o primeiro projeto foi o Orange, cujo resultado foi o curta Elephant's Dream. Os outros projetos que feitos estão disponíveis aqui, aqui e aqui.
Sintel: o Open Movie Project mais recente. |
Como a Blender Foundation não tinha intenções de expandirem em um estudio e pelas dificuldades naturais que projetos open source tem de conseguir um bom feedback de usuários, o Open Movie Project é uma maneira de incentivar produções em instituições educacionais, universidades e em empresas de maneira geral. Além de manter as produções independentes, ocorre o incentivo ocacional para pesquisas de como melhorar a maneira que os artistas produzem.
O projeto atualmente em produção é o Mango Open Movie Project. Já está com a pré-venda de DVDs e tem uma boa quantidade de conceitos feitas:
Os conceitos foram feitos usando o Krita, o programa de pintura digital da suite de office do KDE, o Calligra ( e meu programa de desenho favorito ;). |
Tá na cara que a trama desse filme vai ser em um cenário futurístico e pelo jeito vai pirar a cabeça da galera da robótica. Tem até um rig de um braço mecânico em um teste feito pela parte da equipe que está em Amsterdam:
Quem quiser ter mais ou menos uma ideia da trama e acompanhar o andamento do projeto, tem o pdf com o storyboard da animação e todos os conceitos no blog do projeto.
Nyan cat rules! |
Nenhum comentário:
Postar um comentário