3.4.10

KDÊ os Gnomes?!?

Há muito tempo to querendo ares novos no meu laptop. Em outubro do ano passado migrei pra distro linux Chakra. Juntamente com essa migração foi a migração pro KDE. Não vou mentir.
Meu primeiro contato com o linux como foi via Kurumin com KDE 3.5 e sinceramente não foi uma experiência muito agradável. Nem me lembro mais direito o porquê. Pode ter sido ocasionado pela má digestão de algo novo, ou simplesmente por que não tava afim de migrar. Convenhamos, quando a gente não ta afim de algo, não ta afim e pronto.

Mas então usei querido Ubuntu. Podem falar o que quiserem, mas ainda é uma distro que me agrada e por ter sido a primeira que eu usei com gosto, sempre a recomendo para iniciantes. No entanto, o Gnome já não me agrada muito. Houve pouquíssimas mudanças desde que comecei a usar e boa parte ferramentas feitas com o Gtk, na minha opinião, tem uma certa deficiência na qualidade. Rhythmbox por exemplo é um deles. Já outras me agradam muito, como o Pidgin e o Cheese. No entanto, as questões de dependências do Mono acabam por condenar alguns ideais que eu tinha no uso do ambiente desktop.
Mas enfim, depois de um tempo no Ubuntu, tentei experimentar o Kubuntu. E gostei. Isso só me lembro da época em que eu comecei a ouvir Rush, a configurar o Kxmame e a aprender a programar em Java. Usei de maneira estável durante uns 4 meses, até sair o primeiro release do Dolphin, na época, o novo gerenciador de arquivos do KDE. Ele quebrava muito, tinha vários bugs e acabei deixando o KDE de lado, novamente.

No entanto várias mudanças aconteceram de lá pra cá e hoje posso dizer que é um ambiente que me sinto à vontade em usar e que aumentou muito meu nível de produtividade. O Plasma, o desktop e painel UI do KDE, aumentou muito a experiência de usuário, comparado qualquer outro gerenciador de janelas que já usei, sem mencionar as ferramentas que já vêm por padrão, como o Kopete, Amarok, Kate , dentre outros.



Meu desktop


Agora, depois de meses, sinto um prazer imenso de usar o KDE. A versão 4 do gerenciador de janelas está se mostrando bastante apaixonante e é assim que me sinto. Não só com o gerenciador de janelas, mas com o projeto como um todo. Atualmente me sinto bastante motivado a contribuir de alguma maneira. E acho que software livre é isso . Se identificar com o projeto e querer fazer parte dele. Quem quiser conhecer mais sobre o KDE, pode visitar os seguintes links:


Agora quem já conhece e quer conhecer as tecnologias e contribuir com o projeto o ideal é visitar o site do projeto de desenvolvimento do KDE, em processo de tradução pela camarada Aracele Torres.

Um comentário:

  1. Anônimo10:05 PM

    Hі, I cheсk your neω ѕtuff regularlу.
    Yοur ѕtory-telling ѕtуle is аωеsome, keеp doing ωhat уοu're doing!

    Feel free to surf to my web page ... Same Day Payday Loans

    ResponderExcluir